Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Carta do M.O.R.U sobre Plenária do Dia 02

PELA VERDADEIRA UNIDADE D@S ESTUDANTES EM LUTA!
CONTRA A PLENÁRIA NACIONAL DO DIA 02

Salvador, 31 de outubro de 2007


Desde o dia 01 de outubro, a reitoria da Universidade Federal da Bahia encontra-se ocupada por estudantes que reivindicam a revogação do decreto que institui o Reuni e por uma assistência estudantil de verdade.

No decorrer do mês, outras 11 Universidades Federais também passaram por processos de ocupações de reitorias, todas motivadas pelo modo truculento e autoritário que o REUNI vem sendo “aprovado” pelas diversas IFES.

Assim, entendemos como estratégica a unificação das lutas em nível nacional, uma vez que o REUNI transcende as questões especificas de cada universidade e lança um golpe de misericórdia sobre a educação superior brasileira.

Por isso, achamos de fundamental importância a Plenária Nacional realizada no dia 25 de outubro, em Brasília, no sentido de tirar um calendário de lutas unificado. Contando com a presença de 22 universidades federais, incluindo as que se encontram ocupadas, essa plenária foi um importante passo para esta unificação.

No entanto, não podemos compactuar com a convocatória de uma plenária nacional de entidades realizada pelo DCE-UFBA, chamada para o dia 02 de novembro. Isso porque, longe de ser uma tentativa de unificação, ela desconsidera o calendário nacional retirado em Brasília, demonstrando o seu caráter divisionista e fragmentador.

Os setores que hoje chamam essa plenária (AE, DS, OT) são os mesmos que se mostraram, inicialmente, contrários à ocupação ou mesmo a favor do REUNI e que só passaram a integrá-la após deliberação de assembléia geral estudantil, realizada no dia 18 de outubro. Ainda assim, mesmo compondo a ocupação, tentaram deslegitimar e desconstruir os espaços de democracia direta construídos nos primeiros 18 dias de ocupação.

Assim, a partir do conteúdo divulgado em convocatória lançada nacionalmente, vimos expor nossas discordâncias em relação ao exposto na mesma:

A Assembléia Geral Estudantil, realizada na Universidade Federal da Bahia no dia 18 de outubro, deliberou por ser CONTRA O REUNI, e não, simplesmente, pela não adesão;

Em momento algum, é citada na convocatória a necessidade de revogação do decreto 6.096, que instituiu o REUNI;

No Conselho de Entidades de Base que deliberou por convocar a plenária, em nenhum momento foi pautada a reivindicação dos “200 milhões para Assistência Estudantil”, até porque entendemos que essa verba está muito longe de ser suficiente para o oferecimento de uma assistência estudantil digna;

Consideramos uma forte contradição a convocação da UNE para participar da plenária, haja vista que a diretoria da entidade aprovou posicionamento FAVORÁVEL ao REUNI

Mais uma vez, enfatizamos a necessidade de unificação na luta e convocamos os movimentos de ocupação das reitoras para se articularem a partir do calendário de lutas deliberado nacionalmente, e pensar na possibilidade de construir uma verdadeira plenária que venha fortalecer a luta por uma assistência estudantil de verdade e derrotar o REUNI.

M.O.R.U – Movimentos d@s Ocupantes da Reitoria da UFBA

Nenhum comentário: