Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

domingo, 21 de outubro de 2007

Truculência durante tentativa de aprovação do REUNI no CONSUNI da UFBA

O Reitor Naomar Filho tenta aprovar adesão da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ao Projeto REUNI, um dia após os estudantes posicionarem-se em assembleia geral estudantil, por unanimidade, contra tal projeto.

Mesmo assim, o reitor com auxílio de seguranças/capangas que não só intimidaram, mas também agrediram verbalmente e fisicamente os estudantes que protestaram durante o Conselho Universitário (CONSUNI) convocado para aprovar a adesão da universidade à tal projeto, numa atitude absurdamente antidemocratica encenou uma cena onde supostamente teria aprovado a adesão ao REUNI.

Veja o vídeo:

3 comentários:

Pêagá disse...

Olá, meu nome é Paulo Henrique, sou do Centro Acadêmico de História - Caldeirão, da Universidade Estadual do Ceará, e venho em nome do C.A. do qual faço parte declarar nosso apoio à luta dos estudantes de diversos locais do país que estão lutando por uma universidade popular, socialmente referendada. Aqui no Ceará, o pessoal da UFC(Federal do Ceará), realizou uma atividade sexta dia 19/10 contra a aprovação do Reuni, no Consuni, infelizmente, pessoas foram agredidas e ainda não se conseguiu impedir a aprovaçaõ do Reuni. Contudo, o processo de luta, está só se iniciando, e será realizado conselho de entidades de base, para se ver como podemos reverter esse processo. Declaro apoio a todas e todos estudantes da ocupação da UFBA, UFPR e UFRJ, e informo que a luta é Nacional, e apenas começou!

Paulo Henrique
Coletivo: Transformar o Tédio em Melodia
Centro Acadêmico de História Caldeirão - UECE

“A humanidade vive no peito de todos nós, e, como o coração, prefere o lado esquerdo. Devemos encontrá-la, temos de nos encontrar. Não é preciso conquistar o mundo. Basta fazê-lo de novo. Nós, Hoje”

Subcomandante Insurgente Marcos

Unknown disse...

Não à precarização e fast-foodização da universidade brasileira. Não derrubemos a UFBA pra plantar soja e cana de açucar.

Pablo J. J. (Direito- Ucsal)

Ocupação da Reitoria da UFBA disse...

Paulo Henrique e demais,

Agradecemos muito o apoio recebido dos mais diversos cantos do país, e pedimos pra quem nos apóia escrever moções de apoio para colocarmos no blog. Valeu pela força.