Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

sábado, 10 de novembro de 2007

Carta de Repúdio à rede GLOBO de Comunicação

Nós, estudantes que ocupamos a Reitoria da Universidade Federal da Bahia – UFBA – desde o dia 1º de Outubro de 2007, sentimos mais uma vez a necessidade de vir a público denunciar e repudiar as atitudes da rede Globo de comunicação.

Como se já não bastasse a inescrupulosa história de oligopólio dos sistemas de comunicação e de defesa dos interesses da direita conservadora em nosso País, a rede Globo de comunicação está neste momento, de forma velada, a atacar os movimentos de ocupações de Reitorias em curso em várias Universidades brasileiras.

Exibindo cenas com um viés pejorativo e amedrontador de estudantes e de seus familiares, a novela “Duas Caras” apresenta a situação de uma “invasão” de Reitoria por estudantes de uma Universidade privada. Neste contexto, as idéias e atitudes estudantis são encarnadas de modo a ridicularizá-las e a fazê-las parecer infantis, como se fosse fruto de uma rebeldia injustificada e própria da idade e não como idéias e atitudes assentadas em amplos processos de debates e práticas que visam contestar a (des)ordem vigente e contribuir para a construção de uma ordem verdadeiramente justa e igualitária. Simultaneamente, as atitudes autoritárias e opressoras da Reitora (interpretada pela atriz Suzana Vieira), o que inclui a ordem de repressão policial violenta aos estudantes exibida no capítulo de ontem (09 de Novembro), são transmitidas como algo aceitável e necessário a restituição da (des)ordem e de um regime “democrático e pacífico” de negociação.

Entendemos que tais cenas não são obra do acaso ou da mente criativa do autor da novela “Duas Caras”. Tratam-se sim de uma ofensiva escamoteada aos movimentos de ocupação de Reitorias e por extensão a todos os movimentos sociais, que ao longo de 2007 se constituíram numa das principais formas de contraposição ao avanço Neoliberal sobre a Educação Pública e que hoje representam uma ameaça concreta aos planos do Governo Federal e de seus aliados, de implementar o Decreto REUNI, avançando no processo de destruição da Educação Pública no Brasil. Diante desses acontecimentos não podemos vacilar! Devemos todas e todos repudiar a rede Globo de comunicação e perceber que se, por um lado, esse ataque nos prejudica, também nos mostra que estamos causando incômodo; que estamos, contradizendo as previsões mais estéreis e pessimistas, nos organizando e nos fortalecendo.

POR UMA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DIGNA!

CONTRA O DECRETO REUNI!

CONSTRUAMOS TOD@S A LUTA CONTRA O REUNI E PELA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.

PARTICIPE DO PLEBISCITO DA UFBA SOBRE O REUNI E DO DIA NACIONAL DE OCUPAÇÕES E MOBILIZAÇÃO.

DIA NACIONAL DE OCUPAÇÕES E MOBILIZAÇÃO:

Quando? 13 DE NOVEMBRO

Onde? (Na Bahia) NA UFBA, NA UNEB e NO CEFET.

M.O.R.U.

Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA


Salvador, 10 de Novembro de 2007.


acesse: http://www.ocupacaoufba.blogspot.com

“Seja bem-vindo à dignidade rebelde” (EZLN)

2 comentários:

Anônimo disse...

excelente! eh isso ae galera, dou todo o meu apoio!!!

Anônimo disse...

Sinceramente essa ocupação tá virando palhaçada já... "carta de repúdio a Globo", é muita falta do que fazer mesmo... Acordem, existem outras maneiras de ser contra alguma coisa, maneiras que não prejudiquem o que discordam da posição de vocês...