Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

domingo, 2 de dezembro de 2007

Relato - Reunião Conselho Universitário 30/11

Reitoria da UFBA:
Arbitrariedade em Nome da Aprovação do Reuni

Em reunião do Conselho Universitário, realizado na última sexta-feira, dia 30 de novembro, a reitoria da UFBA, e seu grupo de apoio, mais uma vez demonstraram que estão dispostos a legitimar ações arbitrárias em nome da aprovação da adesão da universidade ao REUNI.

Por quase duas horas, esteve em discussão a posse dos conselheiros que representam o corpo docente no conselho. Isso porque, no dia 01 de outubro, o Profº Dirceu Martins, do Instituto de Química, impetrou recurso apontando irregularidades no processo eleitoral dos representantes docentes em processo eleitoral organizado pela Associação dos Professores Universitários da Bahia – APUB.

Entretanto, mesmo antes do Consuni apreciar o recurso impetrado pelo profº Dirceu, o “Magnífico” reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho, através de portaria assinada no dia 15 de outubro, deu posse aos dois conselheiros representantes do corpo docente. Ação arbitrária e ilegal, haja vista que o recurso ainda não havia sido julgado.

Desrespeitando a própria ordem jurídica, a opção da maioria do Conselho Universitário foi a de que os dois conselheiros continuassem participando das reuniões do Consuni (inclusive com direito à voto) até que sua participação fosse julgada pela Comissão de Normas e Recursos da universidade, ignorando que a presença dos conselheiros, claramente de forma irregular, havia interferido numa decisão de extrema relevância para a universidade (a adesão, ou não, ao REUNI).

Assim, em tom de protesto, os estudantes que assistiam à reunião se recusaram a legitimar aquele conselho, assim como outros professores que se retiraram da reunião. Ainda sob mesmo tom, os estudantes protestaram contra a arbitrariedade com que essa decisão foi tomada na universidade. Durante o protesto, a reunião do conselho foi suspensa, mas estamos atentos às arbitrariedades que o reitorado da UFBA insiste em tentar legitimar.

Nenhum comentário: