Enquanto se discutia a questão da assistência estudantil, o debate transcorria bem, até que o Diretório Central dos Estudantes insistiu em encaminhar uma tentativa de dissolução da ocupação, o que fez que a maior parte dos DA's e CA's que assinaram a auto-convocatória se retirassem, indignados com a ilegitimidade da proposta, já que nenhuma entidade pode obrigar o término de uma mobilização estudantil que é soberana.
Com a falta de deliberação do CEB, foi realizada mais uma assembléia da ocupação, que rediscutiu e reafirmou a pauta mínima de reivindicações:
- Reforma imediata do Restaurante Universitário da Residência da Vitória.
- Abertura imediata do Restaurante Universitário de Ondina.
- Reforma e ampliação das vagas das Residências Universitárias e da Creche da UFBA.
- Construção imediata da Residência Universitária da Garibaldi.
- Implementação do transporte intercampi gratuito.
- Formulação de uma política consistente e de longo prazo para assistência estudantil, incluindo a criação de uma rubrica específica para este item.
- Assistência aos cursos noturnos.
Convidamos a todas e todos os estudantes da UFBA a fortalecerem o movimento de ocupação e deliberarmos nosso posicionamento a respeito do REUNI, em assembléia a ser realizada sexta-feira, 5 de outubro de 2007, às 20:00 H, na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFBA.
Assim, a programação da ocupação para esta sexta-feira 05/10 é a seguinte:
- Manhã: mobilização nas unidades e na reitoria.
- 12:00 H: almoço/ato público na frente da Reitoria
- 14:00 H: reunião para avaliar a ocupação.
- 17:00 H: exibição do filme "Quem somos nós" com debate posterior.
- 20:00 H: assembléia da ocupação para discutir: REUNI, assembléia geral dos estudantes da UFBA e rumos da ocupação.
Mais uma vez, reforçamos também o convite para que todos e todas que puderem tragam blusas que possam ser pintadas para uma oficina de stencil, além dos outros materiais necessários: tinta de tecido e chapas de radiografia para servir de molde.
Reiteramos que a organização da ocupação é auto-gestionada em comissões abertas, durante todo o dia as comissões estarão realizando suas respectivas atividades, então quem quiser contribuir sinta-se convidad@.
Lembrem que essa luta não é só dos residentes universitários, não é só dos ocupantes da reitoria, não é só dos estudantes da UFBA e não é só de quem é estudante, pois o sucateamento da educação superior pública brasileira reforça o sistema de exclusão, desigualdade e exploração que afeta todos os trabalhadores.
Comissão de Comunicação da Ocupação da Reitoria da UFBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário