Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

NOVAS NOTÍCIAS DA LUTA CONTRA O REUNI NACIONALMENTE

Nesta sexta-feira, dia 26, mais 2 reitorias foram ocupadas por estudantes na luta contra o REUNI: a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, totalizando 11 reitorias de federais ocupadas no mês de outubro, sendo que duas foram desocupadas à força pela polícia, a UFF e a UNIFESP. Nesta última, a tropa de choque invadiu o prédio durante a madrugada (o que é ilegal) com mais de 400 policiais militares, que ficharam, humilharam e trataram os estudantes como bandidos, conforme relatado no blog da ocupação (http://www.ocupeunifesp.blogspot.com/), mas a repressão não fará o movimento estudantil da UNIFESP abandonar a luta. Já na Universidade Federal de Sergipe, apesar do período de recesso, os estudantes se mobilizaram para barrar a aprovação do REUNI pelo Conselho Universitário, mas o reitor deu um golpe (NÃO é mera coincidência!) e transferiu a reunião secretamente para outro lugar, só avisando aos conselheiros favoráveis ao projeto, obviamente. O relato completo segue no link abaixo, bem como as notícias sobre as ocupações da UFPE e UFRRJ.

Mesmo com a repressão, a luta vai ganhando mais força a cada dia. Apesar da truculência da reintegração de posse na UFF e UNIFESP, e da ameaça do uso da força policial em outras tantas, estão ocupadas hoje: UFBA, UFRJ, UFPR, UFSCAR, UNIR, UFES, UFC, UFRRJ, UNIRIO e UFPE.

Notícia sobre a Ocupação da UFPE:
http://apoioocupacaoufba.blogspot.com/2007/10/ocupao-da-reitoria-da-ufpe.html

Notícia sobre a Ocupação da UFRRJ:
http://apoioocupacaoufba.blogspot.com/2007/10/reitoria-da-ufrrj-ocupada.html

Notícia sobre o golpe da "aprovação" do REUNI na UFS e a mobilização estudantil:
http://apoioocupacaoufba.blogspot.com/2007/10/truculncia-na-universidade-federal-de.html

3 comentários:

Luciana Cavalcanti disse...

NOVO MOMENTO. NOVAS LUTAS...

Viva o novo fôlego do Movimento Estudantil!


No início da tarde deste sábado, vivi um dos momentos mais significativos de minha vivência na Universidade: eu vi o Movimento Estudantil forte e vivo como eu (infelizmente...) há algum tempo acreditava que não iria mais ver...
As vitoriosas iniciativas e lutas dos estudantes da UFPE (universidade onde eu militei como estudante), como de tantas outras universidades, me fez retomar o ânimo e apostar (de novo!) que, apesar dos "tempos escuros", são possíveis caminhos teimosos de re-invenção.
Eu já não faço Movimento Estudantil... Mas senti como minha porque de tod@s os brasileir@s - mesmo daquel@s que ainda não têm acesso à universidade pública - a vitória que o M.E. está construindo, passo à passo, nesse novo tempo insurgente.
Eu estava presente na Reitoria da UFPE porque nunca deixei de me sentir convocada pela indignação dos estudantes (mesmo após a formatura); estava presente na Reitoria porque acredito na urgência de se assumir um compromisso vivencial, prático e radical com a Educação enquanto Prática de Liberdade e Libertação; estava presente na Reitoria da UFPE porque continuo estudante (na pós-graduação) e sinto com pesar a ausência dos doutorandos e mestrandos nos processos que se constróem agora; estava na Reitoria para ver, enfim, a ação firme, democrática, serena e forte dos estudantes da UFPE (alguns, hoje e ontem, alunas e alunos...).
Sou, hoje, professora substituta na universidade onde fiz movimento estudantil e abraço, com orgulho e disposição, a luta de tod@s os estudantes do Brasil. Esta luta não é apenas dos estudantes, não é apenas dos professores e trabalhadores das universidades... é uma luta à qual, passo a passo, deveremos convocar cada cidadã e cidadão porque tratar de Educação é tratar (profundamente) da vida de tod@s nós, dos rumos de nossa história e da conquista de nossa liberdade.
Parabéns aos estundantes da UFPE! Parabéns aos estudantes da UFBA!

Viva o Movimento Estudantil!

Luciana Cavalcanti (docente substituta - depto. Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação/UFPE)

Ocupação UFPE disse...

SObre a ocupação da UFPE deixamos o endereço do blog http://ocupaufpe.blogspot.com e o email ocupaufpe@gmail.com.

Comissão de comunicação da ocupação

Leandro Pinto disse...

Parabéns pelo Blog.
“só na luta encontrarás o teu direito” (Rudolf von Jhering)
.
Abraço