Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

domingo, 25 de novembro de 2007

Carta de repúdio ao reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar de Almeida Filho

.

Nós, estudantes de Física da Universidade Federal da Bahia, vimos a público manifestar nosso repúdio às ações do professor Naomar de Almeida Filho, reitor desta universidade. No dia 23 de agosto deste ano, Naomar veiculou um documento, assinado por ele, no qual constava a suposta verba que a universidade receberia caso aderisse ao Programa de reestruturação e expansão das universidades federais – Reuni, decreto presidencial 6096 de 24 de abril de 2007. Esse documento trazia números distorcidos e em dissonância com a realidade, onde dava a entender que o orçamento da UFBA cresceria em quase 110%, quando na verdade o programa prevê no máximo um aumento de 20%. Apesar da contestação por parte de alguns professores dentro do Conselho Universitário (consuni), o reitor sustentou aquele documento por diversas reuniões seguidas deste órgão, até finalmente ser desmascarado numa reunião conjunta do consuni com o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (consepe). Como confiar em um reitor que falsifica documentos?

Naomar continuou aprontando das suas. No dia 19 de outubro de 2007, no auditório da Faculdade de Direito, o magnífico passou por cima dos estudantes e de toda comunidade acadêmica, inclusive do Conselho Universitário, órgão extremamente prezado por todos, devido a sua enorme importância dentro da academia. Numa tentativa de reunião do consuni, um protesto estudantil muito intenso aconteceu, o qual não aceitava a realização do conselho sem antes ter sua única reivindicação atendida, a leitura de uma carta, que solicitaria um maior debate na universidade antes de se votar o Reuni, visto que o decreto tinha na época seis meses de existência. Naomar não permitiu a leitura da carta e como se não bastasse a postura autoritária, abriu a sessão do conselho e no meio de uma enorme confusão, entre palavras de ordem estudantis, empurrões de seguranças, insatisfação de diversos conselheiros, Naomar diz ter aprovado o Reuni. Não houve quorum, não houve ata e nenhum conselheiro teve sequer direito de se expressar, quanto mais o de votar. No entanto, Naomar de Almeida Filho noticiou no site da UFBA que o Reuni tinha sido aprovado por unanimidade e aclamação dentro daquele conselho. Como confiar em um reitor autoritário, antidemocrático e mentiroso?

A última do magnífico foi a mais grave de todas. No dia da proclamação da república, 15 de novembro, Naomar acabou de matar a democracia dentro da Universidade Federal da Bahia. Ao invés de sentar e negociar com os estudantes que já há 46 dias ocupavam a reitoria desta universidade, o reitor escolheu o caminho mais truculento de todos, mandou a Polícia Federal invadir o campus da UFBA - coisa que não acontecia desde 2001, quando ACM mandou a polícia militar invadir o campus do Canela e bater nos estudantes. Na reitoria a polícia espancou e humilhou os estudantes. Humilhou-nos quando, pelos cabelos, arrastou vários até o lado de fora do prédio da reitoria, quando nos fez sentir na pele e nos olhos o que era um spray de pimenta e quando sem acusação levou preso quatro estudantes. Depois do atroz ato praticado, no dia seguinte ao ocorrido, Naomar veio a público, através da mídia, desferir mais um ataque aos mesmos estudantes. Disse que entraria com processo administrativo contra estes, com o intuito de expulsa-los da universidade.

.

Para nós, basta! Fora, Naomar!

Pela re-democratização da universidade!

Por uma universidade verdadeiramente pública! Não ao Reuni - por uma expansão com qualidade!

Nenhum comentário: