Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

domingo, 25 de novembro de 2007

MOÇÃO DE REPÚDIO À INVASÃO DA POLÍCIA FEDERAL À REITORIA OCUPADA DA UFBA
.
.
A Federação Nacional d@s Estudantes de Artes (FENEARTE), em plenária geral de estudantes, realizada realizada no XI ENEARTE (Encontro Nacional d@s Estudantes de Artes), na Escola de Educação Física Desportos da UFRJ, entre os dias 15 e 21 de novembro de 2007, vem, por meio desta, manifestar total repúdio à atitude autoritária e violenta do Reitor Naomar Almeida que, no dia 15 de novembro último, ordenou a invasão da Polícia Federal ao prédio da Reitoria da UFBA, ocupado pacificamente há 46 dias por estudantes que lutam por uma POLÍTICA DIGNA DE ASSISTÊNCIA E PERMANÊNCIA ESTUDANTIS e CONTRA O REUNI.

A invasão da Polícia Federal, principalmente em tempos de dita democracia, configura-se absurda, pois rompe com todos os princípios de diálogo e autonomia acadêmica. A inferência da Polícia na esfera da Universidade a pedido de um Reitor representa nitidamente a recusa ao diálogo e à negociação com @s estudantes. O dia 15 de novembro, simbólico por ser o dia da proclamação da República, fica marcado, a partir de agora, como o dia em que estudantes foram espancados, molestados e presos por estarem pacificamente lutando por uma Universidade verdadeiramente DEMOCRÁTICA, POPULAR e de QUALIDADE.

Dessa forma, @s estudantes de artes reafirmam o repúdio às atitudes autoritárias e violentas do Reitor-ditador Naomar Almeida e da Polícia Federal. E, mais que isso, manifesta total solidariedade aos estudantes que desde o dia 1° de outubro d 2007 ocuparam sua Reitoria, na busca por uma UNIVERSIDADE VIVA, com uma política digna de assistência estudantil e contra o REUNI.
.
.
FENEARTE - Federação Nacional d@s Estudantes de Artes

Nenhum comentário: