Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

sábado, 17 de novembro de 2007

Invasão da Reitoria da UFBA pela Polícia Federal

Depois de 46 dias de ocupação da reitoria da Universidade Federal da Bahia pelos estudantes que lutam por uma assistência estudantil de verdade e contra o REUNI, o REItor-DITADOR, Naomar de Almeida Filho, proclama A República Autoritária da Universidade Federal da Bahia com a INVASÃO da "Tropa de Elite" da Polícia Federal à reitoria ocupada.

Assista:



Parte 2:

5 comentários:

Anônimo disse...

Ah, esse vídeo é ótimo...
Dá pra ver muito bem a violência da Polícia Federal contra os estudantes. Nossa! Realmente, o Reitor Naomar é muito malvado!
Só que vocês esqueceram que ele foi eleito para esse cargo pela comunidade universitária. Não foi nomeado arbitrariamente ou indicado por interesse político; foi eleito democraticamente.
Se ele é um homem tão ruim, por que não lembro de nenhuma manifestação de oposição, na época do sufrágio? Hum... Devo ser mais uma alienada sem-memória, não é?
O texto do Reune está disponível há meses, qualquer um pode entrar no site e consultar. Até eu tenho uma cópia, que me foi entregue pela direção da minha faculdade. Confesso que não tive saco de ler, logo não tenho posição nem contra e nem a favor do Reuni.
Só me espanta a forma com que os integrantes do Movimento Estudantil encontraram para protestar. Vocês reclamam da violência dos policiais, mais violência muito maior vocês cometeram contra o patrimônio público!
Um prédio público é Público, eu não me acho no direito de acampar nele como se fosse uma praia. Mesmo sendo estudante da UFBA e pagando CPMF... Pintar o chão e as paredes? Impedir o acesso de funcionários? Ameaçá-los e ofende-los verbalmente? Manter-los em cárcere privado? É assim que vocês querem diálogo???
Pois bem, não sou tão apolitizada quanto devem estar me julgando agora. Participei de outros movimentos como a passeata contra ACM e da Revolta do Buzu, pois achava que havia motivos justos para tal. Lembro do período de aprovação do Reune. Sabe com o que os estudantes estavam envolvidos? Com um plebiscito para a reestatização da Vale. Não recebi nenhum só daqueles panfletos tão legais que o Movimento Estudantil costuma distribuir (tipo fora Lula, fora FMI ou coisa semelhante), com argumentação contra o projeto do Reune... Se tivesse recebido, talvez até tivesse lido o projeto, achado justos os argumentos e me envolvido no debate.
Depois vocês me aparecem com esse tal de MORU. Movimento de Ocupação da Reitoria??? Esse era o objetivo principal? Ocupar a reitoria?
Por que não Movimento de Contestação ao Reune, Movimento de Transparência do Reune ou algo que dissesse a que vocês vieram? Sinceramente, eu jamais iria aderir a esse movimento da forma que foi organizado. Já fui ao DCE, vi como ocorrem as discussões. Todos gritam, ninguém escuta e todos saem achando que venceram o debate. Tão politizados, esquecem que no jogo político só há ganhador em eleições; de resto são negociações e acordos, onde cada lado tem que ceder. Quem é mais forte cede menos e vice-versa.
Possuem um discurso ultrapassado de contestação do sistema e pela Democracia. Esquecem que aqui, e não em Cuba, temos Democracia. Muito mais violência promoveram Fidel e Chaves em seus países, contra quem os contestava.
Perderam a primeira batalha que deveriam ter ganhado: a da opinião pública. Mas isso vocês descobriram quando fizerem o plebiscito tardio sobre o Reuni.
Aí, quem sabe, vocês aprendam a protestar.

Anônimo disse...

Todo apoio aos companheiros e companheiras, ocupados e resistentes da UFBA! NÃO IREMOS NOS RENDER!
Essa foi mais uma patética demonstração do tipo de democracia que eles estão dispostos. A "TROPA DA ELITE" cumpriu bem o seu papel enquanto aparato de repressão do estado burguês, reprimindo os estudantes e garantindo a "ordem natural das coisas..." "A vigilância cuida do normal." zé Ramalho.
Os que acreditam na neutralidade da democracia liberal ou são ingênuos ou são hipócritas. Ora, o direito é fundamentado na propriedade privada! E democracia para quem?
Aqui a democracia se resume no voto! Meramente representativa e mal representativa... Onde está a democracia social e popular? Não, não, isso é demais para eles...a "democracia" só é permitida até o ponto que não comprometa a conservação da ordem vigente.
Eles querem que acreditemos que tudo que legal é também legítimo! O dogma da democracia é sofismático!
Invasão é o que a PM faz não favelas do rio e fez na UFBA, o que nó estudantes fazemos e o que os sem-terra e sem-tetos fazem, chama: OCUPAÇÃO!!! A TERRA DEVE PERTENCER A QUEM PRODUZ E OS ESPAÇOS PÚBLICOS AOS QUE O MANTÉM!
OCUPAR, RESISTIR!!!!
VIVA A PRIMAVERA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL!!!
Estudante negro da UFRJ.

Luamorena Leoni disse...

Algumas considerações:

1) REUNI se escreve com I;

2) Não se trata de taxar o Reitor de “bonzinho” ou “malvado” – vir para cá impor, como intenção do movimento estudantil, esse tipo de caracterização rasteira é, no mínimo, ser oportunista. Oportunista, pra deixar todos os pingos nos i’s, é uma posição política – portanto você, Sarah, não é apolitizada nem um tiquinho sequer. Tudo – a ocupação, o REUNI (Decreto Presidencial 6.096), a solicitação da Reitoria à PF para que ela expulsasse os estudantes do prédio após 46 dias de ausência de diálogo, o anúncio dos jubilamentos e esses dois comentários (o de Sarah e o meu) – tudo isso deve ser compreendido como um conjunto de ações políticas.

3) Nenhum de nós, Sarah, esqueceu das eleições para Reitor – muito pelo contrário. Todos nós estávamos envolvidos, inclusive, na oposição à sua reeleição. Quem parece não se “lembrar” é você e, na minha opinião, de forma intencional. Alguns elementos, omitidos no seu discurso, precisam vir à tona:


• AS ELEIÇÕES PARA REITOR NÃO SÃO DEMOCRÁTICAS. A universidade é composta por três categorias profissionais – professores, servidores e estudantes – quantitativamente muito diferentes. Somos, os estudantes, cerca de 24 mil, enquanto que são pouco mais de 1.500 professores e de 2.000 funcionários. O processo de consulta para reitor – não é uma eleição, no final quem decide quem será o/a reitor(a) é o Ministro(a) da Educação – não é paritário: as três categorias não têm pesos eleitorais equivalentes a 33,33% cada. Na verdade, a pauta histórica do Movimento Estudantil não é nem a paridade no voto, e sim que ele seja Universal – votos de professores, funcionários e estudantes tenham o mesmo peso. E, como se não bastasse a não paridade, o universo de votantes considerado é sempre o universo total de cada categoria, sendo que a participação no processo eleitoral não é obrigatória, mas sim facultativa. Daí, se participarem cerca de 05 mil estudantes (uma média muito boa de participação!), teremos que dividir esses 05 mil votos pelo total de estudantes da UFBA, 24 mil, para sabe quanto cada voto vale.

• O mandato de Naomar, mesmo tendo sido o candidato mais votado, foi garantido via indicação do Governo Federal;

• O PT BA (excetuando, a nível de juventude – leia-se Movimento Estudantil – as correntes que costumamos chamar de esquerda do PT – Articulação de Esquerda e Democracia Socialista) e o PC do B bancou política e financeiramente a candidatura de Naomar aos dois mandatos;

• A Fundação Bahiana de Cardiologia, que deve 47 milhões de reais à Universidade Federal da Bahia e roubou, em 2004, 97% dos aparelhos da Unidade de Cirurgia Cardiovascular do Hospital das Clínicas (incluindo aí aparelhos de mais de R$ 1.000.000 !!!!!) também apoiou, política e financeiramente, a candidatura de Naomar aos dois mandatos. Sou estudante de Medicina da UFBA e sei quem são os meus professores que fizeram campanha para Naomar, nos dois mandatos. Sei, dentre eles, quais têm o rabo preso com a FBC. E sei, como todo o Brasil – porque isso veiculou amplamente na imprensa local e nacional – que NAOMAR VOTOU PELA PERMANÊNCIA DA FBC EM 2003 E QUE, DEPOIS DE MAIS DE 4 ANOS, NADA FOI FEITO PARA COBRAR A DÍVIDA E OS EQUIPAMENTOS. Hoje a FBC atua numa sede luxuosa no Itaigara, dizendo que “Mudou para melhor!”, com todos os equipamentos roubados da Universidade Federal da Bahia;

• Tudo isso que está aí em cima escrito foi veiculado na época da campanha eleitoral. Tanto a falta de Democracia no processo quanto quem é o senhor Naomar Monteiro de Almeida Filho. Tanto que todo o Movimento Estudantil combativo, que ocupou a reitoria e apanhou da polícia, apoiou outra candidatura, a única das três que de fato se opunha à do Ditador Naomar. Os grupos estudantis que defenderam Naomar foram os mesmos que defenderam o SSACARD e o “aumento justo” da tarifa do buzú, os mesmos que defenderam a permanência da FBC na UFBA, os mesmos que em 2004, quando eram gestão do DCE-UFBA, descumpriram deliberações das assembléias estudantis. Tudo bem que, com relação ao SSACARD, a AE-PT também participou do acordão com o SETPS.

4) Disponibilizar para consulta via site é o mínimo que poderia ser feito com relação ao REUNI para dar “ares de democracia” ao processo. Ele é um DECRETO – não precisa ser debatido em canto nenhum para entrar em vigência, basta o presidente assinar, e foi isso que Lula fez. Se a Universidade é, de fato, pública, quem tem de decidir seus rumos é o povo, e não o Presidente, por mais “eleito” que ele tenha sido;

5) Se nem você, que recebeu o decreto em mãos, tem conhecimento do que é o REUNI, que dirá toda a sociedade brasileira, que é quem banca a existência disso aqui, via impostos. E se você não sabe, CPMF é pra subsidiar ações na Saúde, e não na Educação, muito embora tudo isso seja utilizado para pagar a dívida externa – há muito tempo que o dinheiro do Povo é utilizado para suprir interesses que não os seus. Aqui na UFBA a maioria dos estudantes, professores e funcionários não sabe o que é o REUNI, não sabe as metas que ele impõe e os seus significados. Por isso mesmo que, HÁ MAIS DE 10 DIAS, O MORU ESTÁ REALIZANDO UM PLEBISCITO SOBRE O REUNI NA UFBA, ATRAVÉS DE OCUPAÇÕES ITINERANTES. Já estivemos nas Escolas de Teatro, Enfermagem e Belas Artes, nas Faculdades de Educação e Medicina e no Pavilhão de Aulas do Canela. Mesmo sendo contrários ao REUNI, realizamos um plebiscito para levar o debate sobre o decreto e sobre que Universidade nós queremos para o maior número possível de pessoas – Professores, Funcionários e Estudantes. Se o plebiscito está sendo tardio – porque ele já está acontecendo – a culpa não é nossa que, enquanto estudantes, estamos bancando sozinhos o processo. A culpa é do Governo Lula e da Reitoria que estão se utilizando dos aparatos institucionais, burocráticos e policiais para impor os seus projetos;

6) Ocupação de prédios e espaços – públicos ou privados - é uma das formas mais antigas e legítimas de se protestar contra qualquer coisa. Em 1988, professores, funcionários e estudantes ocuparam a reitoria da UFBA para impedir a posse do Interventor Rogério Vargens – que levou a reitoria sem nem concorrer ao pleito, somente porque foi indicado por ACM. O fato de estar ocupado não significa dizer que o prédio deixou de ser público – muito pelo contrário! Todos os eventos programados para o Salão Nobre da Reitoria, excetuando um ensaio, aconteceram durante os 46 dias de ocupação. Deve-se ressaltar que a maioria dos eventos foram formaturas de Faculdades particulares, que pagaram pelo espaço. Mas, venha cá: se o prédio é público, porque alugar o salão nobre? Para onde vai esse dinheiro? Quanto ele é? Quem souber morre... E, só a título de curiosidade: turmas da UFBa que queiram se utilizar do espaço do Salão Nobre da Reitoria para colar grau não poderão faze-lo, porque ele já está alugado até fevereiro de 2008;

7) Se você não compreende a diferença entre uma praia reitoria, o problema é seu. Não merece nem comentários;

8) Quais foram as paredes e o chão pintados?

9) Quando você conseguir provar que nós impedimos o acesso de funcionários com ameaças, ofensas verbais e mantendo-os em cárcere privado eu respondo esse comentário;

10) O diálogo pretendido pelo movimento está expresso em suas reivindicações – realização de um Plebiscito das três categorias sobre o REUNI – já está em execução – e de uma ASSEMBLÉIA GERAL DA UFBA para debater o decreto. Ou seja, mesmo o movimento sendo contrário ao REUNI, quer envolver mais gente na discussão. Temos dialogado com secundaristas, construído atos em conjunto com estudantes da UNEB e do CEFET – que passam pelos seus REUNIS: o Decreto 6.095, dos IFET’s, e o Plano de Reestruturação das Universidades Estaduais, proposto pelo Governo Wagner. Temos dialogado com o MSTS, com o MST, com o Movimento Negro Unificado, com o Fórum Permanente em Defesa das Ações Afirmativas. Dialogamos com todos os presentes nas formaturas que aconteceram na reitoria, e dialogamos com os participantes do III EBEM – Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. Dialogamos com as outras 14 reitorias que estavam ocupadas, participamos da Marcha à Brasília dos dias 24 e 25/10, dialogamos com a Assoociação Docente da UNEB, da UEFES, da UcSal e com o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior – o ANDES. Fizemos diversas assembléias e atos internos na UFBA, e construímos, nos 46 dias de ocupação, a Universidade Federal da Bahia mais Viva de que se tem história. Só não dialogamos com o Reitor – e sabe porque? Porque ele não quis.

11) O plebiscito sobre a reestatização da vale aconteceu até o dia 07 de setembro. O REUNI foi levado à deliberação na UFBA em 19/10/07, na reunião fraudulenta que aconteceu na Faculdade de Direito da UFBA. Acho que você se confundiu um pouco com as datas, ou ficou, “em nome do movimento estudantil”, plebiscitando sobre a vale em casa e sozinha;

12) O MORU – Movimento de Ocupação da Reitoria – se construiu na ocupação, e não antes dela. Daí mencionar a ocupação no próprio nome, mas ela não é um fim em si mesma, é um método. As pautas da Ocupação estão nesse Blog, em que você postou, e nos nossos documentos. Se fazer de desentendida é, no mínimo, abusar do cinismo;

13) Se você, de fato, acredita que aqui, com a imposição de Reformas, com a mídia aparelhada, com a polícia espancando estudantes, com perseguição política e ameaças de jubilamento e com a “invenção” da polícia universitária armada (anunciada pelo reitor da UFPE neste final de semana) temos, de fato, democracia, resta a pergunta: estamos falando da mesma coisa? Porque, a meu ver, o seu conceito transcende a discussão entre democracia participativa e democracia representativa – é uma inovação tecnológica mesmo. Patentei-e e venda-o a Naomar, à polícia, aos Governos, etc... assim, além de ajuda-los a justificar sua truculência, vai ganhar uns bons tostões;

14) A batalha pela opinião pública tá só no início – se assim não o fosse, o Ditador Naomar não estaria a todo o vapor em todos os canais televisivos, jornais e emissoras de rádio. Esse pode ser até o discurso que ele – e você – utiliza, mas a sua prática política demonstra claramente o contrário. Essa “H”, querida, não tem nem como a gente comer. Mas muito obrigada – não pela sua “aula” de como mobilizar os estudantes, e sim pelo exercício digital e intelectual. É sempre bom ter contra-argumentadores, ainda que rasteiros, para debater. Sempre, nesses momentos, as verdades factuais voltam à tona, e a justeza das causas e das formas de luta daqueles que estão em combate tornam-se mais evidentes.


NÃO QUEREMOS REITOR MENTIROSO, CRIMINOSO, GOLPISTA, E DITADOR!!!!

FORA NAOMAR!!

NÃO À PERSEGUIÇÃO POLÍTICA – NINGUÉM SERÁ PUNIDO.
MEXEU COM UM DE NÓS, MEXEU COM TODOS NÓS!!!

CONTRA O REUNI, POR ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DE VERDADE E PELA CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE POPULAR!!!

Anônimo disse...

Kd a resposta de Sarah?

Acho isso um absurdo acontecer nos dias de hoje e ainda existir pessoas que dêem algum credito a isso.

Até!

Anônimo disse...

vcs buscaram essas agressoes.. p/ q resistir?? pronto!! conseguiram o show!!