Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

domingo, 18 de novembro de 2007

Estudantes da UFBA espancados ou Saudade de Felippe Serpa, Magnífico Reitor!

Menandro Ramos


Há exatos quatro anos o salão nobre da UFBA acolhia, em velório, o corpo de um Magnífico Reitor, o mais democrático de toda a história da Universidade Federal da Bahia. Ele foi pranteado, sobretudo, pela sua grande tolerância com o diferente e pelo seu espírito democrático. Sem dúvida, o Professor Fellipe Serpa notabilizou-se pela sua capacidade de dialogar com todos: estudantes, servidores técnico-administrativos, professores, movimentos sociais, sociedade baiana em geral.

Lamentavelmente, quatro anos depois, o Palácio da Reitoria é palco de violência contra estudantes, numa ação de pouca ou melhor, nenhuma magnificência.

Exatamente dia 15 de novembro, a data magna da República. A esta se juntarão mais duas outras funestas para a história da UFBA. A primeira delas ocorrida no período da ditadura militar e a segunda no governo de César Borges, em 16 de maio de 2001, por ocasião do incidente do painel do senado federal, em que se envolveu o senador Antônio Carlos Magalhães, quando a truculência da polícia militar deixou suas marcas nos corpos de estudantes e provocou destruição em unidades acadêmica do Campus do Canela (veja no site da FACED/UFBA: http://www.faced.ufba.br/violada.htm). Todas elas tristes e desnecessárias. Infelizmente, ainda hoje, a borduna substitui o diálogo. Mil vezes lamentável.

Já faz parte do anedotário nacional que o Prof. Pedro Calmon, ex-reitor da Universidade do Brasil, bradava contra as invasões dos campi universitários, no pós-64, dizendo que militares só deveriam entrar nas universidades por vestibular. Se ele foi o autor da frase ou não, pouco importa. Mas que a idéia brilhante deveria ser praticada, isso deveria. Era o que vivia dizendo o Prof. Felipe Serpa.

Há quatro anos o coração dele deixou de bater. Ele faz uma enorme falta, mas seu exemplo deve inspirar os dirigentes da UFBA Sua saída triunfal no encerramento do seu reitorado e o carinho com que os estudantes o acolheram, no Pelourinho, são testemunhos do quanto foi querido e admirado. Pena que seu legado vem sendo esquecido...

Nenhum comentário: