Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

NOTA PÚBLICA

ESTUDANTES DA UFBA EM GREVE DE FOME CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO E PERSEGUIÇÃO DOS ESTUDANTES


Durante 46 dias ocupamos a Reitoria da Universidade Federal da Bahia em luta por assitência estudantil digna e em defesa do ensino público brasileiro contra o REUNI.

A ocupação se deu de forma pacífica e legítima. Abrimos e construímos o diálogo com a comunidade acadêmica e com a sociedade sobre o descaso com a assistência estudantil deste reitorado e sobre a atual situação - precária - do ensino superior público brasileiro e os ataques que, ainda assim, ele vemsofrendo. Colocamos em mesa de discussão ampla e pública o decreto que institui o REUNI: elitização, privatização e super-precarização do ensino público.Convidamos para participar e compor a Universidade setores da sociedade historicamente impedidos do livre acesso ao conhecimento: o Movimento dos Trabaladores Rurais Sem Terra, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Salvador e o Movimento Negro Unificado visitaram, apoiaram e debateram conosco um projeto de universidade pública, gratuita, de qualidade e POPULAR.Contrário às acusações da Reitoria, estamos em luta incondicional pela democracia. Anti-democráticas foram as atitudes e posicionamentos do atual reitorado, que tenta impor a aprovação do REUNI sem o debate necessário, que frauda o Conselho Universitário e que foge de todo e qualquer espaço de discussão amplo e qualificado.

No último dia 15 de novembro, a postura anti-democrática e autoritária do atual reitorado revelou-se perante toda a sociedade. À mando do Reitor Naomar de Almeida Filho, a Polícia Federal invadiu a Reitoria, expulsou, agrediu e prendeu estudantes que se organizavam pacificamente. Ironicamente, no mesmo momento em que o Reitor pronunciava em rádio o zelo pela democracia, a Polícia Federal, sob o seu comando, nos revelava o verdadeiro teor de "sua" democracia: socos, pontapés, sprays de pimenta e prisões. O diálogo, que deveria ser cultivado na universidade, foi preterido em razão da violência e autoritarismo do Reitor.

Não bastasse, a Administração Central (Reitoria e Procuradoria Geral) ameaça, em público, jubilar os estudantes presos e processar individualmente cada estudante que construiu a ocupação, espaço legítimo de luta e manifestação. No caso dos estudantes residentes, a vingança do reitorado ainda é maisviolenta: uma simples ameaça pode lhes tirar o direito à residência e expulsá-los da universidade, uma vez que não terão moradia na cidade.

A perseguição aos estudantes reafirma e acentua a distância entre o discurso e a prática deste reitorado. Negar-se ao diálogo, fugir dos espaços dediscussão e negociação, fraudar Conselhos, tratar estudantes como criminosos e persegui-los não constitui o exercício da democracia. Representa, ao contrário, o autoritarismo, a truculência e o sepultamento das garantias democráticas mínimas dentro da universidade.

Estamos em GREVE DE FOME indignados pelas aitudes e posturas do atual reitorado e contra a criminalização e preseguição dos estudantes.


LUTAMOS EM DEFESA DA DEMOCRACIA.

Rafael
Lua
Maíra
Marcos
Hugo
Cândido

3 comentários:

Anônimo disse...

Galera, troca o título! Está escrito CONTRA errado!

BLOGDO PROFESSOR DISNEY WALTER disse...

Considero que durante o processo ambos demonstraram antidemocraticos, mas NADA JUSTIFICA UMA AGRESSÃO FÍSICA!!!

A UNIV. FEDERAL DA BAHIA tem todos os motivos para distituir "seu Reitor"

BLOGDO PROFESSOR DISNEY WALTER disse...

Ambos demonstraram antidemocráticos, mas NADA JUSTIFICA UM AGRESSÃO FÍSICA!!!

A Univer Federal da Bahia e todos os cidadoas baiana têm todos os motivos para DESTITUIR seu “Magnífico” Reitor.