Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

FIM DA GREVE DE FOME

GREVE DE FOME CONQUISTA GARANTIA QUE A ADMINISTRAÇÃO NÃO PUNIRÁ ESTUDANTES!!!
.
.

Após quase 24 horas de greve de fome em protesto contra a criminalização e perseguição dos estudantes da UFBA pela Administração Central, o vice-reitor Francisco Mesquita, assinou documento comprometendo a Reitoria a não punir administrativa ou academicamente os estudantes que participaram da ocupação e mobilizações.

Veja matéria do Jornal A Tarde de 23/11/07:
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=809050#


Acordo põe fim a greve de fome

.
Danile Rebouças e Jane Fernandes, do A Tarde

A greve de fome iniciada por seis alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) não chegou a completar 24 horas. O movimento terminou nesta quinta, às 21h20, quando os estudantes conseguiram atingir o objetivo perseguido. “Queríamos um documento no qual a Ufba se comprometesse a não punir administrativa ou academicamente os participantes da ocupação da Reitoria”, explicou Maíra Guedes, que, juntamente a outros cinco colegas, passou o dia ingerindo somente água e soro caseiro.

Segundo Maíra, o documento tem a assinatura do vice-reitor da Ufba, Francisco Mesquita, que já tinha sinalizado à reportagem que estava disposto a negociar. Membro do diretório acadêmico da Faculdade de Teatro, Maíra destaca que o compromisso escrito ainda precisa ser referendado pelo Conselho Universitário (Consuni), que se reúne na próxima semana.

Os manifestantes esperam que o Consuni confirme a decisão de não haver sanções tanto para os três alunos que foram presos (o quarto não era da instituição) quanto para os moradores da residência universitária, responsáveis pelo início da ocupação.

Os seis grevistas pararam de comer na noite de quarta, após jantar feijão, arroz e carne. Durante todo esta quinta, eles ficaram em barracas em frente à Reitoria, com o apoio de alguns colegas e o acompanhamento de dois estudantes de medicina.

LEVANTAMENTO – A Reitoria está interditada para vistoria patrimonial. Na próxima semana, deve ser concluída a averiguação. Apesar de os alunos terem conseguido uma vitória, o reitor Naomar Almeida havia declarado, antes do acordo, que é sua obrigação de gestor público instaurar processo administrativo quando o patrimônio é ameaçado. No entanto, uma posição definitiva só poderá ser assumida após conclusão do relatório da vistoria do prédio.

A Reitoria foi ocupada no dia 1º de outubro por estudantes insatisfeitos com as condições da residência universitária. O movimento acabou agregando apoiadores e novas pautas, como o protesto contra o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Durou 46 dias e terminou somente com a intervenção da Justiça e a retirada dos ocupantes pela Polícia Federal, há uma semana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que Naomar vai fazer greve para não colocarem Anna Guiomar para fora????????
Fora Naomar, Fora Ana Guiomar, Fora corruptos!!!!