Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

ASSEMBLÉIA GERAL ESTUDANTIL

No dia 30 de outubro, terça-feira, a partir das 9h, será realizada nova assembléia geral estudantil, no sentido de fortalecer a movimento para barrar o REUNI!
As pautas serão:
- Informes
- Mobilização Contra o REUNI / Paralisação
- O que ocorrer
Compareça e ajude a construir mais essa vitória do Movimento Estudantil!

4 comentários:

Anônimo disse...

----- Original Message -----
From: Telesforo Martinez Marques
To: debates-l@listas.ufba.br
Sent: Tuesday, October 30, 2007 9:21 AM
Subject: [Debates-l] o foco do debate


Colegas,

A mensagem do Prof. Waldomiro reforçou a vontade de escrever este texto. É certo que nós professores da Ufba somos uma categoria extremamente heterogênea sob vários aspectos: técnico, científico, didático, cultural, vocacional, político etc. Todavia, a grande maioria ou a quase totalidade não concorda com baderna, desrespeito, agressões, vandalismo e não torce pelo "quanto pior melhor". A grande maioria do corpo docente tem boa índole mas não se propõe a discutir e enfrentar os verdadeiros problemas da universidade.

A partir da década de 80 a Ufba passou a ser usada como instrumento político-pessoal e daí em diante vem passando gradativamente por um processo de deterioração acadêmica. Não existe controle de qualidade de ensino, o professor não é cobrado, a maioria está preocupada com seus projetos pessoais, profissionais e políticos, não existe compromisso com resultado e pouco se importa se o aluno deixou de aprender. Além disso, um terço do corpo docente é de professores substitutos o que causa sérias distorções e descontinuidades acadêmicas. Professores, dirigentes e funcionários sabem do problema que não é combatido ou enfrentado, porque todos se beneficiam da situação e os amantes de cargos não querem perder aliados. Será que no futuro, com o Reuni, a situação ficará a mesma, melhorará ou piorará? Eis a primeira grande questão.

Na outra ponta do processo “qualidade de ensino” está o aluno. Neste caso, pretende-se incluir os excluídos num estado campeão do analfabetismo. Se atualmente alunos de inúmeros cursos se constituem num produto difícil de ser trabalhado, imagine-se com um processo de massificação da universidade. Não consigo vislumbrar no Reuni qualquer ação que venha pelo menos minimizar as profundas deficiências do segundo grau (seria o B.I. ?). Será que a universidade deve continuar ignorando o péssimo nível de ensino público de segundo grau? . Eis a segunda questão. Agora misture o primeiro com o segundo problema e pense no que acontecerá doravante.

A idéia de escancarar as portas da universidade é boa para político mas talvez não seja tão boa para o país. Não são todos que tem vocação ou aptidão para estudos acadêmicos. Muitos poderiam se realizar como excelentes técnicos, prestar bons serviços ao país e, por falta de oportunidade de capacitação técnica, estão amargurados e frustrados no interior da universidade. Este não seria um bom tema para ser discutido com a sociedade e governantes?

Finalmente uma rápida abordagem sobre a pesquisa. Seria pedir demais inovação tecnológica e criação de patentes, daí fico apenas na pesquisa básica. Seria interessante perguntar a imprensa, prefeituras do estado, câmara de deputados, Ongs, associações de bairro etc, se conhecem alguma pesquisa da Ufba que trouxe melhoria de vida para a comunidade.

Enfim, as questões colocadas demonstram que a universidade existe para ela própria e praticamente ignora a sociedade que lhe banca. E os temas que são tratados na lista de debates apenas reforçam tal afirmativa. A continuar este cenário fica muito fácil concluir que “quanto maior pior” . Tomara que eu esteja errado.

Telésforo - Igeo




Prezados,


Parece-me que todos nós, independente das nossas “afinidades eletivas”, estamos em amplo acordo sobre uma coisa: nossa universidade não realiza plenamente sua missão como centro de produção e difusão do conhecimento e como formadora de agentes sociais. Na melhor das hipóteses, nossa atuação é apenas modesta.


Parece-me, também, que o acordo, a convergência de crenças, encerra-se aí. Isso porque entre nós existem divergências sobre como avaliar as razões dos problemas que enfrentamos, sobre o que fazer com isso e quais caminhos seguir. Supondo que todos somos intelectualmente honestos, essa divergência não é ruim... nem é boa – é onde nos encontramos.


Parece-me, ainda, que há um outro acordo (esse menos amplo) segundo o qual o futuro da nossa universidade depende de duas coisas: novas propostas e mais verbas. Com todas as críticas possíveis que podem ser dirigidas ao REUNI, ele é o primeiro gesto oficial que condiciona verbas a projetos – projetos que indiquem com precisão para onde podemos avançar, que mudanças devem ser implementadas e quais os investimentos necessários para que isso aconteça. É claro que existem aqueles, entre nós, que acreditam que o problema é exclusivamente de verba e que o modelo, a estrutura e as metas atuais (forjadas nas reformas do Regime Militar) não precisam ser tocadas.


Temos desacordos – alguns mais graves, outros menos – e desacordos podem levar a impasses, obstruções ou à violência. Mas sem o desacordo não conseguimos examinar criticamente nossas próprias crenças, buscar melhores argumentos, rever, corrigir. Isso é difícil e desagradável, pois, invariavelmente, na ausência da força, só nos resta a negociação e a busca de novos acordos (supondo, também, que queremos a mesma coisa; mas isso não é certo).


Não entendo, sinceramente, as razões dos esforços dos últimos dias para obstruir o REUNI. Parece-me que a discussão sobre a adesão ou não da UFBA ao REUNI é algo superado – as unidades aprovaram e enviaram suas propostas e faltava apenas o referendo final do CONSUNI (e ele não poderia contrariar as decisões das unidades). Isso, porém, não quer dizer que as disputas, conflitos e debates acabaram ou estejam proibidos. Ao contrário, a próxima etapa será a mais delicada e exigirá um tipo esforço e envolvimento coletivo que nossa universidade jamais experimentou antes. Pensamo-nos professores, gestores e pesquisadores competentes e moralmente bons: saberemos dar uma direção correta para nossa universidade?


Waldomiro Silva Filho, FFCH

Anônimo disse...

COMO SERÀ o Vestibular com o Reuni....
> > Veja se você conseguiria aprovação para concorrer a uma vaga no BI ( Bestas Institucionalizadas.
> > As questões foram elaboradas a pedido do digníssimo Reitor
> >O Presidente da república , para submeter seus amigos do PT a uma prova, demonstrando que os mesmos têm capacidade para exercer os cargos que ocupam, e que essa história de corrupção e gasto público no governo é pura inveja de pessoas incompetentes e perseguição política.
Os proximos Reitores tambem faram um teste da mesma "qualidade"
> > 1) Um grande presidente brasileiro foi Castelo _________
> > ( ) Roxo ( ) Preto ( ) Branco ( ) Rosa
> > choque ( ) Amarelo
> >
> > 2) Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tsé______
> > ( ) Tang ( ) Teng ( ) Ting ( ) Tong ( ) Tung
> >
> > 3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso_______
> > ( ) Pelo ( ) Pentelho ( ) Penugem ( ) Pena
> > ( ) Cabelo
> >
> > 4) O maior rio do Brasil chama-se Ama_________
> > ( ) boates ( ) zonas ( ) cabarés ( ) relinho
> > ( ) ciante
> >
> > 5) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi __________
> > ( ) Volta Redonda ( ) Fluminense ( ) Flamengo (
> > ) Botafogo ( ) Vasco da Gama
> >
> > 6) A América foi descoberta por Cristóvão Co_______
> > ( ) maminha ( ) picanha ( ) alcatra ( ) lombo
> > ( ) carne do sol
> >
> > 7) Grande Bandeirante foi Borba _______
> > ( ) Lebre ( ) Zebra ( ) Gato ( ) Veado ( )
> > Vaca
> >
> > 8) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil
> > foi Pero Vaz de ________
> > ( ) Anda ( ) Para ( ) Corre ( ) Dispara (
> > ) Caminha
> >
> > 9) Um famoso ministro de Portugal foi o Marques de _________
> > ( ) Galinheiro ( ) Puteiro ( ) Curral ( ) Pombal
> > ( ) Chiqueiro
> >
> > 10) D. Pedro popularizou-se quando __________
> > ( ) eliminou a concorrência
> > ( ) decretou sua falência
> > ( ) saturou a paciência
> > ( ) proclamou a independência
> > ( ) liberou a flatulência
> >
> > 11) Pedro Alvares Cabral _____________
> > ( ) inventou o fuzil ( ) engoliu o cantil ( ) descobriu o
> > Brasil ( ) foi pra puta que pariu ( ) tropeçou mas não caiu
> >
> > 12) Foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel____________
> > ( ) aumentou a tanajura ( ) botou água na fervura ( )
> > engoliu a dentadura ( ) segurou a coisa dura ( ) aboliu a
> > escravatura
> >
> > 13) Um grande ator brasileiro é Francisco Cu______
> > ( ) sujo ( ) de ferro ( ) oco ( ) largo (
> > ) apertado
> >
> > 14) O autor de Menino do Engenho foi José Lins do ______
> > ( ) Fiofó ( ) Cu ( ) Rego ( ) Furico ( )
> > Forevis
> >
> > 15) O mártir da independência foi Tira___________
> > ( ) gosto ( ) cabaço ( ) que está doendo ( )
> > dentes ( ) e põe de novo
> >
> > 16) D. Pedro I. as margens do Rio Ipiranga, gritou_______________
> > ( ) Hortência volte!
> > ( ) Eu dou por esporte!
> > ( ) Como dói, prefiro a morte!
> > ( ) Independência ou morte!
> > ( ) Maria, endureceu! Que sorte!
> >
> >

Mari Sokolonski disse...

estou aqui para parabenizar pelos 30 dias de ocupação e dizer que não podemos desistir, de forma alguma. esse REUNI não pode passar.

abraços a todos os companheiros.

Anônimo disse...

Oi pessoal!! Quando soube da plenaria ja estava mto em cima da hora, quando terá a proxima assembleia? e a mobilização? abraços! N vamos deixar o Reuni vingar, universidade publica e de qualidade é um direito nosso!!