Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA - MORU

Desde o dia 1º de outubro DE 2007, estudantes da Universidade Federal da Bahia ocupam a Reitoria da instituição com o objetivo de protestar contra a atual (falta de) política de assistência estudantil da gestão do reitor Naomar de Almeida Filho e contra o decreto que institui o REUNI, além de pretenderem amadurecer o debate e a luta por um modelo de universidade realmente popular.

E-mail para contato: ocupacaoufba@gmail.com

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40242527

Chat: #reuni (basta escolher um "Nickname" depois Clicar no botão "Chat!")

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Carta à Sociedade

Truculência do Reitor Naomar de Almeida Filho

No dia 19 de outubro de 2007, às 8:00h, a Reitoria da Universidade Federal da Bahia realizou a reunião de Conselhos Superiores (CONSUNI/CONSEPE/Curadores), marcado às pressas, para aprovar o decreto-REUNI. O Conselho foi marcado na Faculdade de Direito desta universidade, uma vez que a Sala dos Conselhos da Reitoria está ocupada há 19 dias pelo movimento de ocupação da Reitoria da UFBA.

Em Assembléia Geral d@s Estudantes, realizada no dia 18 de outubro, foi deliberada a posição d@s estudantes de serem contra o decreto-REUNI e pela consulta ampla à comunidade acadêmica, via Assembléia Geral da UFBA e Plebiscito sobre o decreto-REUNI. @s estudantes ainda deliberaram apoiar e se unir ao movimento de ocupação da Reitoria.

Dessa maneira, hoje, na hora marcada da reunião dos Conselhos, @s estudantes dirigiram-se à Faculdade de Direito (onde se realizaria tal reunião) para apresentarem a proposta de se realizar a Assembléia Geral da UFBA (estudantes, funcionários e professores) e o Plebiscito Geral da UFBA para divulgar, informar e consultar toda a comunidade sobre o decreto-REUNI.

Ao chegarem ao Auditório da Faculdade de Direito, @s estudantes foram recebid@s por segurança reforçada (sem identificação) e por outros seguranças disfarçados dispersados em meio a manifestação, com atitudes provocativas.

Quando solicitamos o microfone para apresentarmos nossa pauta de construção da Assembléia Geral, o próprio Reitor (e assessores) impediu o nosso acesso. A partir de então, dada à intransigência por parte do Reitor, intensificaram-se nossas manifestações contra a realização daquele Conselho e pela abertura de um espaço para colocarmos nossa pauta. Ainda tentamos realizar a leitura da “Carta à Comunidade da UFBA e à Sociedade” (vide postagem anterior), interrompida por vaias de professores ligad@s ao Reitor, Conselheir@s, pelo próprio Reitor e por sua assessoria.

Em clara atitude de manobra inescrupulosa, intransigente e truculenta, o Reitor Naomar de Almeida Filho, solicitou aos/às Conselheir@s que se aproximassem da mesa e encaminhassem seus votos. Passou então a contar os votos pela aprovação do decreto-REUNI d@s Conselheir@s que mantém aliados, em um ambiente de tensão e intensa turbulência provocada pela própria atitude intransigente do Reitor.

Para esta contagem de votos, não designou secretaria da Mesa – portanto, não há ata e não contou o quorum presente. Dessa maneira, feito a simulada (e dissimulada) aprovação do decreto-REUNI, @s Conselheir@s e o Reitor se dirigiram a uma sala trancada da própria faculdade, expulsando estudantes que ali realizavam avaliação de segunda chamada.

Para terem acesso à sala fechada, muit@s Conselheir@s, vigias e seguranças contratados agrediram verbal e fisicamente divers@s estudantes que tentavam impedir a reunião e se manifestar livremente.

Denunciamos e repudiamos a atitude autoritária, truculenta e de desrespeito às próprias instituições universitárias e ao debate democrático promovida pelo Reitor Naomar de Almeida Filho. Com comportamento descontrolado e desesperado o Reitor Naomar de Almeida Filho fez valer a sua sanha autoritária e intransigente – já conhecida d@s estudantes, no intuito de aprovar o decreto-REUNI.

A imprensa esteve presente em todos os momentos da manifestação. Esperamos que transmitam a cobertura fiel ao acontecido. Também possuímos registros próprios de vídeos e fotografias e assim que pudermos, divulgaremos para tod@s @s estudantes e sociedade brasileira, as cenas vergonhosas acontecidas nesta sexta-feira.

Convidamos tod@s @s estudantes das universidades públicas federais do Brasil, professores, funcionários e tod@s @s cidadãos e cidadãs brasileir@s a se unirem à nossa luta contra o decreto-REUNI e pela defesa da qualidade do ensino público brasileiro.

Pela Assembléia Geral da UFBA!
Pelo Plebiscito Geral da UFBA!

Contra o decreto-REUNI!

Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA
19 de outubro de 2007.

Um comentário:

Diego Ronsom disse...

É um absurdo a forma com que nossos reitores nos tratam!

Muita força pessoal aí!!!

Ex-ocupante da UFSC